ENTENDA O QUE É E COMO USAR A RODA DAS EMOÇÕES

roda das emoções

A Roda das Emoções é um recurso gráfico, em forma de flor com oito pétalas de diferentes cores. Cada cor identifica as diferentes emoções e relações existentes entre elas.

No decorrer do dia, experimentamos uma série de emoções diferentes. Em meio a tantos sentimentos, por vezes não somos capazes de reconhecer o que realmente estamos sentindo.

O conteúdo que irá ler agora foi baseado na pesquisa do Dr. Plutchik, psicólogo estadunidense, que trouxe novas informações acerca das emoções humanas. Emoções são elementos fundamentais no processo de cocriação de objetivos, sonhos e metas e são apresentadas na Roda das Emoções.

Roda das Emoções

De acordo com o estudo, existem ao todo OITO emoções primárias que servem de base para todas as outras: ALEGRIA, TRISTEZA, ACEITAÇÃO, MEDO, RAIVA, DESGOSTO, SURPRESA E ANTECIPAÇÃO.

Todas essas emoções são definidas por Plutchik como primárias. Caracterizam-se por uma mudança emocional referente a um estímulo recebido.

Estas 8 emoções básicas possuem variações de estados emocionais (secundárias e terciárias) de acordo com grau de intensidade e origem. São identificadas na RODA DAS EMOÇÕES de maneira semelhante as cores, visto que as cores primárias são combinadas para formar as secundárias e complementares.

LEIA TAMBÉM: 3 PASSOS PARA AMPLIAR O FOCO NA VISUALIZAÇÃO CRIATIVA

ELEMENTOS DA RODA DAS EMOÇÕES:

  • Cores: As oito emoções são organizadas por cores e estabelecem um conjunto de sentimentos semelhantes.
  • Camadas: Ao aproximar-se do centro do círculo intensifica-se a emoção. As cores também se tornam mais intensas.
  • Relações: Os espaços entre as emoções demonstram as combinações que obtemos quando as primárias são misturadas.
  • Influências: O ser humano é mais um resultado do “construir-se” do que de um acabamento biológico engessado por uma concepção tipológica de espécie.  
Escala Vibracional das Emoções

COMO USAR A RODA DAS EMOÇÕES?

O modelo da Roda das Emoções, proposto por Dr. Plutchik, defende que as emoções são ativadas por meio de estímulos específicos, que desencadeiam padrões comportamentais a partir de novas sensações. Normalmente, são comportamentos de sobrevivência e proteção.

Quando observamos as emoções que estamos sentindo, em um momento específico, é possível compreender cada uma delas a partir do surgimento de uma emoção inicial.

Por exemplo, a raiva pode surgir pela mágoa e angústia, desequilibrando o ser e despertando emoções de desgosto e incapacidade.

Roda das Emoções

Já a paz pode difundir o amor e a alegria em um intenso grau de aceitação e entrega, desenvolvendo MILHARES de sentimentos que desenvolvem outras tantas emoções.

Alegria + Confiança → Amor

Alegria + Antecipação → Otimismo

Confiança + Medo → Submissão

Medo + Surpresa → Intimidação

Surpresa + Tristeza → Decepção

Tristeza + Nojo → Remorso

Nojo + Raiva → Desprezo

Raiva + Antecipação → Agressividade

Se parar para pensar, vai perceber que as emoções governam grande parte das nossas vidas, podendo moldar o indivíduo que somos e até mesmo nosso comportamento.

Infelizmente, muitas vezes não notamos que uma emoção pode abrir portas, alavancando ou destruindo nossas vidas.

O fato é que todas as emoções são importantes para o amadurecimento e crescimento pessoal. Todos os desafios que são enfrentados no decorrer da vida são válidos pelas experiências proporcionadas.

Este processo é forte. Pode ser transformador, modificando as áreas mais escuras de nossas vidas.

Ao utilizar a Roda das Emoções, o indivíduo é capaz de ver a intensidade das emoções: cores, camadas, relações e influências.

COMO AS EMOÇÕES INFLUENCIAM MINHA VIDA?

Uma das principais tarefas da consciência é fazer da nossa vida uma história coerente. De que forma? Fixando em nossa autoimagem lembranças do passado, pois são constituintes do que somos hoje.

Todo o consciente é influenciado por imagens, situações, problemas, pessoas, lugares e tudo que é captado como informação. Dessa forma, é necessário que você entenda suas emoções e como elas o influenciam.

Podemos identificar as emoções a partir de comportamentos humanos. Atividades inicialmente voltadas para sobrevivência. Ou seja, quando as emoções são ativadas, provocam uma espécie de comportamentos de sobrevivência, de acordo com a situação vivenciada. Isso tudo acontece a nível inconsciente, é claro.

  • Proteção – ativada pelo medo;
  • Destruição – ativada pela raiva;
  • Incorporação – ativada pela aceitação;
  • Rejeição – ativada pelo desgosto; 
  • Reprodução – ativada pela alegria e prazer; 
  • Reintegração – ativada pela tristeza; 
  • Exploração – ativada pela curiosidade; 
  • Orientação – ativada pela surpresa. 

VOCÊ CONSEGUE DEFINIR O QUE É EMOÇÃO?

Não consegue? Difícil, né? Nem mesmo muitos cientistas reunidos podem definir de maneira específica todas as emoções humanas. Não há um método específico para isso.

Pesquisadores apontam que as emoções se mesclam com frequência, aumentando o nível de dificuldade nessa tarefa já tão complexa.

ASSITA: NOSSAS AÇÕES DETERMINAM O QUE RETORNA PARA NOSSA VIDA!

O psicólogo Robert Plutchik revelou que existem mais de 90 tipos de definições para a palavra emoção. Por esse motivo é tão difícil definir o que estamos sentindo.

Para identificar e definir as emoções, é necessário conhecer sobre o assunto. Não há necessidade de tornar-se um Físico Quântico. No PowerMind Quântico, além de você aprender sobre emoções, você RESETA a sua Mente para realizar todos os seus sonhos.  

Não se desespere! Não é necessário se tornar alguém que você não deseja! Basta se aprofundar em suas emoções e buscar estar consciente sobre elas. Elimine algumas, abra-se para outras e tenha CERTEZA de que todas são parte de você.

As emoções complementam sua história!

Beijos de Luz,

Elainne Ourives

Compartilhe esse post:
Picture of Elainne Ourives

Elainne Ourives

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Elainne Ourives

Autora best-seller de 3 livros: DNA Revelado das Emoções®️, DNA Milionário®️ e DNA da Cocriação®️. Há mais de 26 anos nos estudos da ciência mental, pesquisadora no campo da Reprogramação Mental, Física Quântica e Neurociência. Possui mais de 150 livros (ebooks) digitais publicados. Atualmente, são 200 mil alunos em seus cursos, sendo mais de 70 mil alunos apenas no Holo Cocriação®️, espalhados em 27 países.

Posts relacionados

31 de agosto de 2023
Cocriar dinheiro rápido é possível quando você passa a entender como funcionam as leis de manifestação da realidade. De repente, se livrar de 1 milhão de reais em dívidas já não é impossível, nem t...
10 de agosto de 2023
Para sentir abundância é preciso cultivar uma mentalidade positiva e consciente em relação à vida e às suas possibilidades.  De acordo com as leis da física quântica e da espiritualidade, tudo...
2 de agosto de 2023
A cura a distância é uma técnica baseada nos princípios da Física Quântica e da conexão energética que permeia todo o universo. De acordo com esses princípios, tudo é energia e estamos interligados...
27 de julho de 2023
 caminho da prosperidade autêntica Ganhar dinheiro não é uma coisa ruim, ao contrário do que muita gente fala por aí. Pelo contrário, o dinheiro é uma energia de troca importante, que funci...
25 de julho de 2023
As prisões mentais são barreiras poderosas que podem limitar sua capacidade de cocriar a realidade dos seus sonhos. São pensamentos e crenças limitantes que reduzem sua frequência vibracional, colo...
19 de julho de 2023
Ser um cocriador não é um dom que apenas algumas pessoas foram agraciadas. Ser cocriador é uma habilidade a ser desenvolvida. Isso porque todos nós temos acesso às mesmas leis universais. Indepe...

Treinamentos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.