Como a Síndrome do Impostor afeta a cocriação da realidade

Como a Síndrome do Impostor afeta a cocriação da realidade

A Síndrome do Impostor é acontece quando as pessoas duvidam de suas conquistas e capacidades, além de cultivar um medo persistente de serem desmascaradas como uma “fraude”. Mesmo quando todas as evidências apontam para suas competências.

Quem sofre com essa síndrome permanece convencido de que não merece o sucesso que tem. Esta falta de autoconfiança pode ter um impacto significativo na maneira como cocriamos nossa realidade. Ou seja, sem autoconfiança é impossível cocriar coisas positivas.

O que é a Síndrome do Impostor

A Síndrome do Impostor foi identificada pela primeira vez nos anos 70 por psicólogos que observaram que, apesar de evidências externas de suas competências, certos indivíduos não conseguiam internalizar seu sucesso. Eles atribuem suas conquistas à sorte ou a um erro de avaliação dos outros sobre suas habilidades.

Ela envolve sentimentos de despropósito, uma incapacidade crônica de internalizar realizações e uma busca incessante por validação externa. Pessoas de todas as idades, gêneros e profissões podem ser afetadas, especialmente aquelas em posições de responsabilidade e pressão.

Sinais de que você está sofrendo com a Síndrome do Impostor

A Síndrome do Impostor deixa alguns sinais de que está com você. Mas o principal é a incapacidade de realizar sonhos e cumprir metas. São aquelas pessoas que mesmo tentando muito, não conseguem traduzir em realidade o que realmente desejam.

Veja alguns sinais de que você pode estar sofrendo com a Síndrome do Impostor:

1 – Auto-dúvida Persistente: Você está sempre em duvida de suas habilidades e sente que não é tão competente quanto os outros pensam.

2 – Medo de Ser Descoberto: Você carrega um medo constante de que os outros descubram que você não é tão talentoso ou qualificado como parecem acreditar.

3 – Perfeccionismo: Você se esforça por perfeição em tudo o que faz, e qualquer pequeno erro é visto como prova de sua incompetência.

4 – Sobrecarga de Trabalho: Está sempre tentando compensar os sentimentos de inadequação, ao trabalhar muito mais do que necessário para garantir que tudo esteja perfeito e além da crítica.

5 – Não sabe aceitar elogios: você tem dificuldade em aceitar elogios sobre seu desempenho e pode descartá-los, acreditando que as pessoas estão “apenas sendo gentis” ou que “não sabem o suficiente” para julgar seu trabalho corretamente.

Técnica para reprogramar e desativar bloqueadores mentais

Como a Síndrome do Impostor atrapalha a cocriação da realidade

Falta de fé em si mesmo: A cocriação exige uma forte crença em sua própria capacidade de manifestar seus desejos. A síndrome do impostor mina essa autoconfiança, fazendo com que você questione sua própria valia e capacidade de influenciar positivamente sua realidade.

Medo de Assumir Riscos: Para cocriar é necessário assumir riscos e sair da zona de conforto. A síndrome do impostor pode fazer você evitar essas oportunidades por medo de falhar e ser “desmascarado”.

Procrastinação e Paralisia por Análise: Quem sofre com essa síndrome muitas vezes adia ações ou fica preso em ciclos se preocupando a todo instante em tomar a decisão perfeita.

Menor Resiliência a Críticas e Falhas: A capacidade de aprender com críticas e falhas é muito importante no processo de cocriação da realidade. A síndrome do impostor pode fazer com que feedback negativo seja visto não como uma oportunidade de crescimento, mas como uma confirmação de suas fraudes internas.

5 dicas para recuperar a autoconfiança e ser um cocriador da realidade

1 – Aceite que Perfeição Não Existe: Entender que perfeição é um mito e que todos cometem erros pode ajudá-lo a se sentir mais confortável com suas próprias imperfeições e mais disposto a aceitar desafios.

2 – Crie uma versão sua super confiante: Imagine sua versão perfeita, que representa a versão mais confiante e bem-sucedida de você mesmo. Defina suas características, como a maneira como ele se veste, fala e se comporta em situações desafiadoras. Sempre que enfrentar uma situação que exija confiança, pergunte-se: “Como meu Eu Perfeito resolveria isso?”

3 – Mapa dos Sonhos Virtual: Crie um mapa dos sonhos com imagens, citações, e símbolos que representem seus objetivos e aspirações. Estabeleça esse mapa como seu papel de parede de desktop ou celular para manter visualmente presente e mentalmente engajado em suas metas diariamente.

4 – Diário de AfirmAÇÃO: Em vez de apenas escrever afirmações, comece um “Diário de AfirmAÇÃO”, onde você anota a afirmação e, em seguida, documenta uma ação pequena ou significativa que tomou para tornar essa afirmação uma realidade. Isso transforma palavras em ações, reforçando a crença em suas capacidades através de realizações tangíveis.

5 – Desafie Pensamentos Negativos: Quando surgirem pensamentos autodepreciativos, desafie-os com evidências concretas de suas habilidades e sucessos. Isso pode ajudar a reprogramar sua mentalidade.

LIBERTE-SE DAS PRISÕES EMOCIONAIS QUE ESTÃO TRAVANDO SUA VIDA!

A verdade será revelada para você através dos Códigos da Liberdade que, quando decifrados, poderão destravar sua nova realidade!!

Após descobrir os Códigos da Liberdade, você vai destravar os seguintes pilares da sua vida: dinheiro, relacionamento, saúde!

Inscreva-se para participar GRATUITAMENTE do HoloCine, o Filme em formato treinamento intensivo que já impactou mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo!

De 3 a 11 de junho, toque no botão abaixo para se inscrever:

Compartilhe esse post:
Picture of Elainne Ourives

Elainne Ourives

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Elainne Ourives

Autora best-seller de 3 livros: DNA Revelado das Emoções®️, DNA Milionário®️ e DNA da Cocriação®️. Há mais de 26 anos nos estudos da ciência mental, pesquisadora no campo da Reprogramação Mental, Física Quântica e Neurociência. Possui mais de 150 livros (ebooks) digitais publicados. Atualmente, são 200 mil alunos em seus cursos, sendo mais de 70 mil alunos apenas no Holo Cocriação®️, espalhados em 27 países.

Posts relacionados

21 de junho de 2024
Se você está em busca de um guia de como ser 100% próspero chegou ao lugar certo. Não espere por mágica, mas verá resultados imediatos se seguir as dicas que eu separei para você neste post. Qu...
19 de junho de 2024
Quando você sabe o que quer, cocriar na velocidade da luz é mais do que um desejo, passa a ser uma necessidade. A cocriação é uma jornada de autodescoberta e realização que muitos buscam, mas po...
17 de junho de 2024
Holo Cocriação funciona mesmo? Você tem dúvidas se o Holo Cocriação funciona mesmo? Depois de hoje não vão restar barreiras para você fazer parte da turma 14 de holo cocriadores da própria r...
12 de junho de 2024
HOLO COCRIAÇÃO – TURMA 14: VAGAS ABERTAS O Holo Cocriação de Objetivos, Sonhos e Metas é o maior e mais completo treinamento do mundo que te ensina como realizar todos os seus sonhos! ...
11 de junho de 2024
Eu chorei várias vezes, tinha a sensação de não ser boa o suficiente e me culpava por tudo o que dava errado. As emoções certas não viviam em mim. Deus sabe quantas vezes eu sofri sozinha, mas tamb...
10 de junho de 2024
Como identificar e quebrar ciclos de pensamentos negativos Você já parou para pensar no quanto suas crenças negativas podem estar atrapalhando o seu sucesso financeiro? Todos nós desejamos al...

Treinamentos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.